quinta-feira, 29 de julho de 2010

GRAN TORINO


     Meio suspeita ao falar de algum filme sob a direção de Clint Eastwood, pois ele já surpreendeu em "Menina de ouro" com a superação da boxeadora vivida por Hillary Swank, em "A troca",onde Angelina Jolie tem uma atuação intensa e espetacular na pele de uma mãe que passa sua vida em busca de notícias de seu filho desparecido, quando todos já perderam as esperanças, entre outros filmes que não podemos deixar de mencionar como; "Sobre meninos e Lobos" e o último "Invictus" que mostra a união de negros e brancos através de um esporte, o Rugby, na África do Sul durante o mandato de Mandela ( um herói para muitos) que consegue fazer com que essas duas nações tomem conciência que podem viver juntas. 
     É Clint veêm surpreendendo em sua carreira como diretor e mais que isso mostra obras de conteúdo e sempre causa um impacto para começarmos a refletir sobre certos pontos de vista. Em "Gran Torino", filme que conta com sua atuação além da direção, mostra como o preconceito está dentro de nós e como podemos fazer pessoas começarem a pensar sobre o racismo e preconceito contra outras etnias, como uma forma ignorante de agir.


     Clint encarna o papel de um velho mau humorado que acaba de ficar viúvo. Ele passa os dias em sua casa tomando cerveja e se isola do mundo exterior. Ele tem como vizinhos uma família tradicional japonesa que procura sempre lhe agradar. Veterano da Guerra da Coréia, ele fica furioso após tentarem roubar seu pertence mais valioso um carro Gran Torino. Durante o assalto ele nota a presença de seu vizinho, um jovem japonês de uns 16 anos, que é obrigado a tentar assaltá-lo, pois senão ele está fora da gangue que atua no bairro em que moram, onde seu primo é o líder e isso pode lhe causar a morte. Com um jeito nada tradicional, Walt Kowalski (Clint) resolve ajudar o garoto a se safar dessa enrascada lhe oferecendo emprego e um jeito de melhorar de vida e troná-lo um herói diante a mãe do garoto que fica grata com sua atitude, em meio a isso eles criam uma relação de amizade que impressiona a todos e um aprende com o outro como a vida é e como saber vivê-la. 

       Vale a pena pensar, até que ponto somos preconceituosos? Quem cria o preconceito contra os culturas diferentes? Por que nações não podem viverem juntas? Por que a cor da pele, um olho puxado vale mais que o caráter de uma pessoa?
     Fica a dica para vocês assistirem uma obra com excelente atuação e que apesar de um simples cenário, nos transmite uma forma de ver como bairros norte americanos se sustentam e como podemos sobreviver em meio a uma "selva" de paradigmas impostos na sociedade.Fora que as outras obras do diretor citadas acima, podem ser um bom começo para começar a admirá-lo em sua carreira como diretor.


Título original:Gran TorinO

Atores: Clint Eastwood , Christopher Carley , Bee Vang , Ahney Her , Brian Haley
Gênero:Drama
Duração:01 hs 56 min
Ano de lançamento:2008

Um comentário:

SUPREMA

Olá Pessoal! Não sou aquelas feministas extremas, que vão ás ruas lutarem por tudo que nos é de direito, mas tenho fortes convicções sobre...