quarta-feira, 19 de junho de 2013

O MESTRE (2012)


       "O Mestre", como a maioria dos filmes do diretor Paul Thomas Anderson ("Magnólia", "Sangue Negro"), é um filme difícil e cheio de citações e metáforas com a realidade das diversas situações e relações humanas atuais, apesar de o filme se passar no ano de 1950.
       A história nos leva à uma época pós Segunda Guerra Mundial e, nos conta o drama de um veterano naval, Fredie Quell (Joaquim Phoenix), que passa ao telespectador a imagem de um rapaz mentalmente perturbado e com necessidades de ajudas psíquicas, mentais e físicas.
       Em uma certa noite, Freddie oferece uma dose de bebida envenenada a um certo marinheiro e se esconde em um navio, onde está sendo realizado um evento de uma nova seita chamada: "The Cause" ("A Causa"), que tem como líder o carismático e manipulador Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman) que, com seu poder de oratória e percepção de fragilidade de seus seguidores, mostra um grande poder de convencimento.
       Com a ajuda de sua esposa Peggy Dodd (Ammy Adams), que também atua de uma forma incisiva sobre os seguidores desconfiados sobre os poderes de seu marido sobre a mente de seus fiéis, a seita de Lancaster vai se sustentando e conseguindo resistir às críticas e oposições à seus métodos pouco convencionais de "cura".
      Uma crítica à mistura de cientologia, hipnotismo, psiquiatria arcaica e convencimento humano pela repetição de palavras, principalmente quando esses estão em situações de desespero, o filme vai se tornando difícil e entrando em uma situação comum à filmes polêmicos de: ame-o ou deixe-o.
      Não se pode negar a inteligência do diretor, principalmente quando se quer gerar polêmica com assuntos ditos difíceis e nebulosos. Mas também não há como negar sua capacidade incrível de fazer seus atores darem verdadeiros shows em tela. Aqui o trio central, Joaquim Phoenix; Philip Seymour Hoffman e Ammy Adams, angariaram indicações ao Oscar por suas magistrais atuações. Assim como havia ocorrido com Juliane Moore e Burt Reynolds em "Boogie Nights" de 1997; Tom Cruise em "Magnólia" de 1999; e o penúltimo Oscar de Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro" de 2007.
      Se você é daquelas pessoas que gostam de argumentar o enredo de um filme e compartilha da ideia que o bom filme é aquele que passa uma mensagem que te incomoda e com ótimas atuações. Não deixe de passar por "O Mestre".

        Data de Estreia: 25 de Janeiro 2013 (Disponível em DVD e Bluray)
        Título Original: "The Master"
        Direção: Paul Thomas Anderson
        Elenco: Joaquim Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Ammy Adams, Laura Dern
        Gênero: Drama
        Nacionalidade: EUA
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPREMA

Olá Pessoal! Não sou aquelas feministas extremas, que vão ás ruas lutarem por tudo que nos é de direito, mas tenho fortes convicções sobre...