segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O terror nos cinemas ontem e hoje



Antes de qualquer modinha ser lançada, como 5 filmes dos “Jogos Mortais”, ou a nova trilogia de “Atividade Paranormal“, eu já estava bem influenciada pela arte do horror no cinema. Desde pequena quando, com uns 6 anos, mais ou menos, eu sentava para ver um filme de terror e não desgrudava da televisão. Haviam influências, que me faziam ir até a locadora e pegar os clássicos, como “O Exorcista”, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, que quando lançado em 73, causou pânico em todos que iam ao cinema. Isto porque na maioria dos filmes de terror de antigamente o roteiro era baseado em algo real e neste o caso era de um menino que no filme foi adaptado e interpretado pela Linda Blair de apenas 12 anos que é possuída pelo demônio Pazuzu. Logo na seqüência um dos filmes considerado até hoje, um dos mais aterrorizantes do século passado é o”O Iluminado”de Stanley Kubric, que na minha opinião, causa mais um terror psicológico em nossas mentes do que propriamente, sustos. Mas quem nunca viu os clássicos do extinto “Cinema em Casa”, como o “Boneco Assassino”, “A Bolha”, “Aracnofobia”, ou até mesmo filmes que víamos sem saber que haviam sido escritos pelo mestre ao meu ver em casos de horror Stephen King, assim como, “Christine, o carro assassino”, Carry, a estranha”. Aos poucos fui desvendando autores e diretores que me fascinavam. Indo mais afundo para quem gosta do clássico não podemos nunca deixar de citar, Alfred Hitchcock. Com tramas bem boladas, sua ideia de aparecer em todos os seus longas. Digamos que seus filmes não são de fato, filmes de ação, aonde levamos sustos a cada momento, mas contamos com histórias, minuciosamente pensadas, entre meus favoritos estão, “Psicose”, “Disque M para matar”. E outro filme da mesma época, com o mesmo estilo, mas não feito por ele e sim por Roman Polanski , é o “Bebê de Rosemary”. Mas como falar de terror e não lembrar, dessa musiquinha: “1,2... Freddy vai te pegar. 3,4... Melhor a porta trancar. 5,6... Mantenha o crucifixo ao seu lado. 7,8... Dormir nunca mais. 9,10... Viver ou sonhar.” Esta tenebrosa canção foi criada pelo mestre do terror Wes Craven, para a sensacional saga de Freddy Krueger na série “A Hora do Pesadelo”. Que após fazer vários filmes do mesmo, ele voltou aterrorizando e inovando com o filme que na minha época era febre entre adolescentes: “Pânico”, depois que ele criou esse tipo de série de serial killer, muito vieram na onda, como “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” entre outros. Sim eram filmes divertidos de se assistir, o problema é que começou a ficar “batido” e assim muitos perderam o interesse de ver a mesma história. Há filmes que tiveram continuação que não obtiveram êxito, mas que recomendaria o primeiro da série, como “Premonição”, “Jogos mortais”, e há regravações que me surpreenderam como a de “Halloween” feita por Robie Zombie.
Posso ficar mais de dias escrevendo sobre filmes de terror, minha maior paixão na sétima arte, mas há tanto o que falar, então deixo essa prévia de alguns filmes que marcaram minha vida e que podem trazer um pouco de susto e a essência do verdadeiro o horror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPREMA

Olá Pessoal! Não sou aquelas feministas extremas, que vão ás ruas lutarem por tudo que nos é de direito, mas tenho fortes convicções sobre...