quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

AS AVENTURAS DE PI


Não é a toa que “As Aventuras de PI” é um forte ganhador do Oscar e está indicado em 11 categorias pela Academia.  O diretor Ang Lee adora inovar no cinema e não é de hoje. Ele ganhou um Oscar por “O Segredo de Brokeback Mountain” , que causou polêmica e reuniu opiniões contrárias no mundo todo, logo depois fez um drama erótico de espionagem, Desejo e Perigo, além de outros gêneros como filmes de kung fu (O Tigre e o Dragão), de guerra civil (Cavalgada com o diabo).
Dessa vez, ele trouxe para as telonas uma história fictícia, aonde uma família indiana tem de vender um zoológico que administram na Índia e partem em um navio cargueiro para o Canadá, em busca de uma nova vida. Durante a viagem PI, sua família e os animais sofrem um naufrágio. Desde então ele passa semanas em um bote salva-vidas acompanhado de uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Após alguns incidentes, ele tem de dividir seu pequeno espaço apenas com Richard Parker por semanas, porém ele tem de inventar formas para se comunicar com tigre para que ele não o mate por instinto, ou por fome.
Tudo isso parece surreal, mas ao ver o desenrolar da história, tiramos belas lições de vida como esperança e coragem para acreditar que uma força maior independente da religião que seguimos, tenha sempre um destino guardado diferente para cada um de nós, basta sabermos interpretar de outra maneira os acontecimentos de nossas vidas.
 Baseado em uma história de um livro de autoria brasileira, de Yan Martel. O filme conta com belas imagens, ideal para serem vistas em 3D, pois é isso que torna o longa metragem, mais belo, com cores fortes sempre intensificando a cor da água e tornando os animais ainda mais reais ao telespectador. Sem muita ação até os primeiros 50 min., ele acaba prendendo sua atenção pela forma que a vida de PI é contada pelo mesmo para um jornalista.
A disputa pode ser bem acirrada e dividir opiniões no Oscar 2013, mas sem dúvidas, este é um filme para todas as idade e para todas as pessoas que gostam de tirar algum aprendizado e sensações ao sair do cinema. O ponto principal do filme é a reflexão sobre quem é Deus em nossas vidas e como ele está inserido no contexto de diversas situações e como encarar um momento de desespero, solidão e tristeza por meios menos sofridos.

Título Original: Life of PI
Diretor: Ang Lee
Elenco: Tobey Maguire, Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Adil Hussain, Ayush Tandon
Produção: Ang Lee, Gil Netter, David Womark
Roteiro: David Magee, baseado na novela Yann Martel
Fotografia: Claudio Miranda
Trilha Sonora: Mychael Danna
Duração: 129 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPREMA

Olá Pessoal! Não sou aquelas feministas extremas, que vão ás ruas lutarem por tudo que nos é de direito, mas tenho fortes convicções sobre...